A Estação Espacial Internacional recebeu quatro astronautas (três deles da Nasa, dos Estados Unidos, e um da Agência Espacial Europeia) nesta quarta-feira (27) que chegaram em uma cápsula da SpaceX. A missão que chegou é a Crew-4.
A chegada acontece dois dias depois de uma equipe voltar à Terra. A cápsula Dragon (dragão) chegou menos de 16 horas depois do lançamento que aconteceu na Flórida, em um centro de lançamentos da Nasa no Cabo Canaveral.
Esse foi um dos voos mais rápidos da SpaceX até a Estação Espacial Internacional. A manobra para “estacionar” a cápsula aconteceu a cerca de 420 quilômetros do Oceano Pacífico, de acordo com a Nasa.
A equipe é a seguinte:
- Kjell Lindgren, 49, comandante de voo da Nasa;
- Bob Hines, 47, piloto da missão da Nasa;
- Jessica Watkins, 33, especialista da missão da Nasa;
- Samantha Cristoforetti, 45, italiana da Agência Espacial Europeia.
Depois de encostar a cápsula na estação, os membros da equipe começaram a verificar se havia vazamentos e checar a pressurização da passagem entre a cápsula e a estação. Essa é a preparação para abrir a escotilha de entrada. A estação já tem sete ocupantes. Quatro deles (três americanos e um alemão) voltarão para a Terra no começo de maio. Além deles, há três cosmonautas russos.
Essa é a quarta equipe de astronautas que a SpaceX levou à estação espacial desde 2020.
Watkins é a primeira mulher negra a se juntar à tripulação da ISS.
É muito importante destacar isso, já que é um passo enorme na luta diária na vida de várias mulheres, que buscam o reconhecimento pelo seu trabalho em um mundo ainda muito marcado pelo machismo e racismo! Espero que cada vez mais mulheres consigam seu espaço, mostrando que somos capazes de tudo!
Assinatura:
Participe também